Biblioteca Comunitária
A Geladeira Cultural, fundada oficialmente em 13/07/2018, na verdade é um projeto que começou no balcão de um pequeno material de construção.
Com a ajuda de clientes e amigos, recebemos milhares de doações de livros. O que era pra ficar numa geladeira velha na varanda da loja, rapidamente se transformou em uma Biblioteca comunitária, que além de emprestar e doar livros(quase 1200 empréstimos em 11 meses), recebeu dezenas de eventos com a participação maciça da comunidade e criando um potente corpo de voluntários e parceiros, que tem transformado a vida de muitas crianças.
Nesse período, além da visita de diversas Escolas, realizamos inúmeras oficinas voltadas para a leitura, diversão e capacitação.
Em agosto sairá o resultado do nosso primeiro concurso de prosa e verso que envolveu as 17 escolas públicas de nossa pequena cidade. Com o tema: “O Mico-Leão-Dourado no meu Silva Jardim Sustentável”, procuramos aprofundar o conhecimento da nossa identidade e fomentar a cidadania entre os alunos do curso fundamental 1 e 2.
Todo projeto social necessita de parcerias para crescer. Conosco não é diferente. Espero que essa oportunidade criada pela ENEL*, viabilize ampliar nossos horizontes.
O espaço da Geladeira Cultural se tornou um local de interação, participação e realiza atividades periódicas incentivando a leitura, escrita e o crescimento das crianças e jovens locais, além de ser um espaço de leitura, por ser uma biblioteca comunitária onde os próprios jovens moradores das proximidades contribuem com o funcionamento do local, na entrega e documentação dos livros, do recebimento de doações e da divulgação e participação nas atividades realizadas na Geladeira Cultural Gian Calvi, a primeira a efetivar o projeto das Geladeiras Culturais no Município de Silva Jardim.